Dependendo da importância dos arquivos contidos nele, o prejuízo maior não é nem o valor da máquina, mas as informações armazenadas. Para prevenir, valem os cuidados de sempre, mas que tal contar com um aplicativo gratuito que disponibiliza a localização do computador num serviço na internet?
Nesta coluna, irei apresentar o Prey Project, um aplicativo de código aberto que permite rastrear o computador em caso de perda. O programa pode ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android. A localização do equipamento fica disponível num serviço na internet, em que o usuário deve estar cadastrado previamente. A modalidade gratuita permite que sejam adicionados até três equipamentos para o monitoramento. Caso seja necessário adicionar mais computadores, é possível contar com a modalidade paga.
O instalador do Prey Project pode ser baixado no site do fabricante. Escolha a opção de download correspondente ao sistema operacional no computador a ser rastreado. Durante o processo de instalação, é necessário criar um usuário para acessar o painel de monitoramento no site. Esse usuário poderá ser adicionado em outras duas instalações de computadores, que também poderão ser rastreados. Para usuários do sistema operacional Windows, pode ser necessário autorizar a execução do aplicativo nos programas de segurança. Ao término da instalação, o agente de rastreamento ficará ativo e irá se reportar a cada 10 minutos ao painel de monitoramento. O tempo de envio da posição pode ser personalizado para cada equipamento.
Para acessar as configurações de usuário e verificar a situação dos computadores que estão sendo rastreados, basta acessar o site e autenticar no sistema. Já na página inicial ficam visíveis as máquinas monitoradas. Para definir configurações avançadas ou notificar a perda, é preciso clicar sobre a imagem corresponde ao dispositivo.
Eu baixei e instalei no meu Android e no meu note, há a opção de alerta de perda, assim os dispositívos sabendo que estão perdidos emitem relatórios de posicionamento e estado.
No caso do Android, ele me deu a posição do celular pelo GPS, e no caso do note, ele tirou uma foto usando a camera integrada, fez um print da minha tela e gerou diversas informações inclusive um traceroute.
Fonte: Portal G1
0 comentários:
Postar um comentário
Faça seu comentário aqui.